Clique nas imagens para ampliar
A calibração serve como teste ou avaliação de um instrumento de medição. A calibração de transmissor de vazão, por exemplo, é um processo realizado em laboratórios fixos ou móveis para diversas atividades, pois garante a precisão dos transmissores, corrige erros e impede que outros aconteçam.
A calibração de transmissor de vazão é necessária porque ao decorrer do tempo, os transmissores podem perder sua precisão, o que compromete a qualidade do processo industrial. Dessa forma, uma boa calibração garante menos desperdício em horas de manutenção e até mesmo gastos com reposições de transmissores, perda de produtos e/ou matéria prima.
Na calibração de transmissor de vazão existem dois tipos diferentes de medidores, que podem ser classificados como: lineares e não lineares. A diferença é que os medidores de vazão lineares são assim denominados por possuírem um sinal de saída diretamente proporcional à vazão. Dessa maneira, um ajuste do fator de compensação já é suficiente. Os medidores não lineares possuem um princípio de funcionamento desproporcional a vazão que corresponde ao duto, em que é utilizada a pressão diferencial gerada pela restrição.
MAIS VANTAGENS E DETALHES DA CALIBRAÇÃO DE TRANSMISSOR DE VAZÃO
A calibração de transmissor de vazão está presente nos mais diversos segmentos industriais, como por exemplo: na química têxtil, borracha, fertilizante, herbicida, papel e celulose, alimentícia, farmacêutica, cimento, siderúrgica, mineração, vidro, nuclear, hidrelétrica, termelétrica, tratamento de água e de efluentes e até mesmo nas refinarias de petróleo.
Por isso, para atender a grande solicitação de mercado muitas são as opções de laboratórios que realizam a calibração de transmissor de vazão e outros tipos de calibração. Contudo, na hora de escolher a melhor opção é necessário levar em conta não somente as vantagens oferecidas, mas também os atestados de qualidade.
Para que uma boa calibração de transmissor de vazão seja feita, é essencial que a empresa responsável ofereça uma equipe especializada e funcinários capacitados, que conte com uma engenharia de inteligência ao diagnosticar e solucionar os erros que o instrumento possa apresentar com base nos padrões de calibração.
Os laboratórios que realizam as calibrações devem ter as credenciais da Rede Brasileira de Calibração. Isso garante um serviço de de qualidade, que influenciam positivamente nos processos produtivos de cada empresa.
Respeitando os padrões citados acima, a Flowmeter é uma empresa que trabalha com técnicos experientes na área de controle de processo e medição de vazão. O serviço pode ser desenvolvido na própria empresa do cliente, pois a Flowmeter conta com laboratórios móveis para auxiliar na calibração de transmissor de vazão em campo.